SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ HOMENAGEIA O DIA DO FARMACÊUTICO

No Dia do Farmacêutico, comemorado nesta sexta-feira (20), o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, fez questão de destacar a importância da profissão no processo de fortalecimento da saúde pública no Paraná. Ocupando funções de destaque na rede, os farmacêuticos têm contribuído para a construção de um SUS mais qualificado e acessível para todos. 

“A área da assistência farmacêutica evoluiu bastante nos últimos anos. Além de garantir medicamentos seguros e eficazes, temos implantado uma mudança de conceito no atendimento aos pacientes. A ideia é oferecer cuidado integral ao usuário, priorizando o bem-estar do indivíduo”, disse o secretário. 

Para Caputo Neto, a reestruturação das Farmácias do Paraná e os incentivos criados para qualificar o setor nos municípios serão as grandes marcas da gestão nesta área. “Hoje os farmacêuticos da rede pública contam com melhores condições para trabalhar. Consequentemente, isso tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou. 

Atualmente, o quadro próprio de servidores da saúde conta com 431 farmacêuticos e bioquímicos. Eles atuam na assistência farmacêutica estadual, vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental, laboratórios de análises clínicas e de produção de insumos e medicamentos, hemorrede e hospitais próprios. 

A partir deste ano, novos farmacêuticos devem ser incorporados ao quadro da Secretaria de Estado da Saúde. O concurso público da pasta, de 2016, prevê a contratação de 92 profissionais da área. Neste primeiro chamamento, 80 farmacêuticos foram convocados e devem atuar em serviços de saúde de todo o Estado. 

”É importante recompor a nossa força de trabalho. Para avançarmos ainda mais, é preciso que gente nova entre no serviço público e dê continuidade ao trabalho de excelência que está sendo realizado”, declarou o secretário, que também é farmacêutico e servidor público estadual há 31 anos. 

Muitos dos novos profissionais vão reforçar as equipes das 22 unidades do Programa Farmácia do Paraná. Desde 2011, 13 farmácias regionais foram reformadas e/ou ampliadas através do programa. Usuários das regiões de Apucarana, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória já são atendidos em novas instalações. 

Ao todo, o programa estadual já atende a 173.311 usuários em todo o Paraná. Em 2010, eram 90.248 mil. Um aumento de 96% em seis anos.

Postar um comentário

0 Comentários